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Para aumentar a produtividade no seu posto de serviços destacamos: processos, colaboradores, investimento em tecnologia, Big Data/indicadores e Gestão

5 dicas para aumentar a produtividade no seu posto de serviços

Tempo. Talvez seja este um dos maiores problemas (ou desculpa) para a baixa produtividade dos negócios em geral. Quando mal administrado, ele pode resultar em grandes prejuízos para a empresa. Mas, será que existe alguma técnica para utilizá-lo de forma mais eficiente? O ponto de partida é procurar saber o que está comprometendo a realização das tarefas. Falta de organização, procrastinação, ausência de metas e resistência à tecnologia podem estar entre os fatores que interferem na produtividade da maioria das empresas.

 
Em um posto de serviços o desafio é o mesmo. Por isso, se os resultados do seu negócio já apontam que está na hora de rever o seu método de trabalho, fique atento a essas cinco dicas que separamos. Ao adotá-las, você conseguirá otimizar o seu tempo e melhorar o rendimento da produção.

 

1. Processos

Um dos grandes desafios dos gestores é o de encontrar meios de organizar e otimizar todos os processos envolvidos em seu posto de serviços.

 

A melhor forma de conseguir isso é por meio da padronização, pois é mais fácil garantir a excelência da entrega quando a tarefa é formalizada. O gerenciamento de notas de entrada, por exemplo, faz parte de um processo importante de um posto de serviços. Quando otimizado, ele confere mais agilidade e diminui os erros na entrada de produtos e combustíveis.
Mas, não se esqueça de fazer um acompanhamento mais efetivo desses processos para assegurar que aquilo que foi alinhado está sendo aplicado.

 

2. Colaboradores

Investir na capacitação dos colaboradores é uma ótima maneira de cuidar da produtividade da sua empresa. No caso de um posto de serviços, já não é novidade que os frentistas são o cartão de visita e, por isso, o comportamento deles irá refletir diretamente na imagem que a sua marca terá para o mercado.

 

Promova treinamentos para que sua equipe conheça bem as funções a serem realizadas; estimule seus colaboradores a seguir as normas de segurança ao realizar o abastecimento; promova engajamento e realize sessões de reciclagem ou atualização. Tudo isso contribuirá com a maximização dos processos e, consequentemente, com a satisfação do cliente no ato da entrega.

 

3. Investimento em tecnologia

Não dá mais para resistir à tecnologia. É preciso encará-la como uma aliada para simplificar a vida do empreendedor. Com uma solução tecnológica e gerencial adequada, o empresário conseguirá fazer as melhores opções estratégicas e alcançar o sucesso na sua atividade.

 

No segmento de postos, a introdução da tecnologia pode ajudar na padronização da gestão e a conseguir melhores resultados operacionais e financeiros. O Postofácil, software de gestão da Intercamp, permite a automatização das rotinas – inclusive remotamente – e facilita o cotidiano operacional, o que dá mais agilidade e refletirá na produtividade.

 

4. Big Data/indicadores

Todo empreendedor precisa definir os indicadores que sinalizarão como andam as atividades: elas estão indo para o lado certo ou é necessário fazer um desvio?

 

Muitos postos de serviços têm dificuldade de ter uma gestão completa e coesa, pois suas informações não estão reunidas de maneira adequada. O Postofácil conta com o Módulo Indicadores, que agrupa dados de forma gráfica e online sobre volume dos tanques, estoque, margens, vendas, contas a pagar e receber. Tais indicadores facilitam a interpretação e a tomada de decisões.

 

5. Gestão

Todos as dicas acima são importantíssimas para impulsionar a produtividade da sua empresa. No entanto, de nada adianta o seu investimento se o mais importante não é praticado: a sua gestão como administrador do seu negócio.

 

É preciso acompanhar e controlar todas as variáveis que envolvem a atividade, sobretudo as que estão relacionadas à saúde financeira. O sistema de gestão para postos de serviços da Intercamp permite um olhar próximo do gestor, evitando perdas que podem ser prejudiciais.

 

Dentre suas funcionalidades, destaque para alguns itens:

  • Permissões
  • Bloqueio de sistema
  • Operações
  • Transferências em dinheiro
  • Conciliação bancária
  • Acumulado a receber
  • Relatório de fechamento do dia
  • Acompanhamento de relatórios
  • Conferir despesas e entradas
  • Analisar operações no caixa

 

Que tal começar a investir nessas mudanças para gerir melhor o seu tempo e ter reflexos positivos na produtividade do seu posto de serviços? Entre em contato para que possamos te ajudar.

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