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Você está prestes a dar o passo inicial para a redução dos custos.

10 dicas para reduzir os custos do seu posto de serviços

Você sabe dizer onde estão os principais gastos do seu posto de serviços? Ou ainda, você sabe se ele está te trazendo lucro? Controlar um negócio exige, além do espírito empreendedor, uma dose de conhecimento em finanças, afinal, uma empresa envolve capital de giro, datas de pagamento e de recebimento, além dos salários dos colaboradores.

 
Administrar tantas tarefas e pessoas está longe de ser algo simples, mas para ajudar o gestor a manter o seu posto competitivo, a Intercamp separou 10 dicas que irão ajudá-lo a reduzir os custos da empresa.

 

1. Conheça seu negócio

Pronto! Você está prestes a dar o passo inicial para a redução dos custos. Ao conhecer a situação financeira do seu posto de serviços, fica mais fácil avaliar quais medidas serão necessárias implantar.

 

Responda as perguntas abaixo para poder ter as informações que precisa sobre o seu negócio:
– Qual o faturamento médio do seu posto de serviços?
– Qual o valor do lucro mensal?
– Quais são as despesas operacionais?
– Quais são as despesas administrativas?

 

2. Conheça os principais custos

Agora que você já tem um panorama a respeito da situação financeira do seu posto, que tal pontuar os seus custos? Faça uma revisão do orçamento e monitore todas as saídas de recursos (eles estão sendo lançados de forma adequada?).
Ao adotar esta prática, o gestor entenderá para onde está indo o dinheiro da empresa (funcionários, marketing, aluguel, fornecedores, etc.) e poderá avaliar quais podem ser eliminados e quais não podem ser reduzidos.

 

3. Abuse dos indicadores

Não importa o segmento: os indicadores sempre serão fortes aliados na hora de aumentar a eficiência dos processos de gestão e evitar perdas financeiras. No caso de um posto de serviços, eles permitiram uma evolução na reunião e no armazenamento de dados, a incorporação de termos como sistemas mobile, cloudcomputing, entre outros avanços.

 

Porém, fique atento! Com tantas informações, sejam elas de clientes, financeiras ou de colaboradores, é importante que elas estejam integradas para que o processo de gestão seja facilitado. No sistema Postofácil da Intercamp existe o Módulo Indicadores, que facilita a interpretação das informações e auxilia na tomada de decisão.

 

4. Conte com seus colaboradores

Já pensou em envolver os colaboradores do seu posto de serviços para que eles possam contribuir com as metas de redução de custos?

 

Reúna sua equipe e mostre para ela as vantagens de um consumo consciente e como fazer isso. Aí vale economizar no papel, nos descartáveis, na energia elétrica, entre outros. É importante que eles saibam que pequenas mudanças poderão beneficiá-los indiretamente.

 

5. Faça da mobilidade a sua aliada

Ignorar a mobilidade é parar no tempo. É graças à tecnologia que, remotamente, controlar estoques, medir tanques, controlar frotas e tantas outras funções passou a fazer parte da rotina dos postos de serviços.

 

O sistema de gestão da Intercamp conta com o Módulo Mobile, que possibilita fazer tudo isso à distância e com tranquilidade. Além da conectividade, velocidade na tomada de decisões e uma visão mais global do seu negócio, essa tecnologia é um plus para a segurança de dados gerenciais, operações e acessos.

 

6. Faça um planejamento estratégico

Fazer cortes sem critérios pode ser prejudicial para a sua empresa. É por isso que a redução de custos deve ser consciente e por meio de um planejamento.

 

A ideia é mirar no crescimento financeiro, mas sem afetar a qualidade do serviço oferecido. Faça avaliações de análises como fechamento de fluxo de caixa, indicadores de lucratividade, rentabilidade e faturamento. Isso ajudará o gestor a criar estratégias com base nas metas financeiras estabelecidas.

 

7. Renegocie com os seus fornecedores

Renegociar é sempre válido. Seja para ter uma melhor condição de pagamento ou manter a mesma no caso de compras em menor volume, a renegociação com os fornecedores será crucial na redução dos custos. A medida, por exemplo, poderá evitar possíveis cobranças de juros.

 

8. Planeje seus estoques

Os postos de serviços, em sua maioria, comercializam, além de combustível, óleos, lubrificantes, peças e alguns acessórios. O estoque desses produtos também precisa ser controlado, pois o excesso deles pode acarretar em prejuízo (prazo de validade vencido).

 

O ideal, portanto, é planejar o estoque de acordo com a procura existente, mas sempre considerar uma margem de segurança no caso de um aumento imprevisto da demanda.

 

9. Fidelize seus clientes

Tão importante (ou mais) quanto atrair novos clientes é fidelizar os existentes. Isso faz com que eles voltem a consumir, o que impulsiona as vendas, aumenta o faturamento e, por sua vez, ajuda a minimizar os custos fixos.

 

Um Programa de Fidelidade é uma ótima maneira para mapear as vendas do posto de combustível e loja de conveniência, permitindo ao gestor descobrir quais produtos vendem mais, as preferências de cada cliente e como recompensá-lo.

 

10. Automatize ou conte com um sistema de gestão

Tão importante (ou mais) quanto atrair novos clientes é fidelizar os existentes. Isso faz com que eles voltem a consumir, o que impulsiona as vendas, aumenta o faturamento e, por sua vez, ajuda a minimizar os custos fixos.

 

Reunir todas essas variáveis de forma estratégica é o principal desafio do gestor, que ao adotar um sistema de gestão, como o da Intercamp, que automatiza as atividades, conseguirá reduzir os riscos de erros, tornar os processos mais rápidos, aumentar a produtividade e deixar as informações mais confiáveis.

 

Agora que você já sabe que os custos precisam ser bem administrados para evitar prejuízos, que tal conhecer a nossa solução? Entre em contato!

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