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Como tornar seu posto de serviços mais competitivo

Como engajar sua equipe e tornar seu posto de serviços mais competitivo?

U m artigo publicado por Renato da Silveira, diretor comercial do Portal Brasil Postos, apontou, após uma pesquisa com 140 gestores de postos de serviços, que a maior dificuldade enfrentada na gestão é a falta de engajamento da equipe e sua baixa qualificação. Isso significa que questões como problemas financeiros e de preço, concorrência, rotina operacional – limpeza, compra de produtos, controle de estoque, etc. –, venda e aquisição de clientes não estão entre as principais barreiras que eles destacam.

 

Mas, como o engajamento pode contribuir na melhoria dos resultados do seu posto?

Antes de responder a essa pergunta, é importante saber que produtividade e gestão de pessoas estão intimamente relacionadas. De nada adianta investir em equipamentos e infraestrutura se o seu time não está comprometido com os resultados do negócio.

 

E é aí que o engajamento se torna protagonista, pois quando o colaborador cria uma ligação afetiva com a organização, ou seja, se identifica com os valores e objetivos da empresa, ele passa a empregar mais energia em suas tarefas.

 

Como resultado, você conquistará não só um time mais motivado como também ótimos divulgadores da sua marca, já que ele passará a disseminar uma imagem positiva da empresa diante o mercado. Isso sem contar na redução do turnover (a conhecida rotatividade de funcionários) e, consequentemente, dos custos – reduz a necessidade de novas contratações –, pois quando há um alinhamento de valores, o colaborador deixa de procurar outras oportunidades de carreira.

 

Queda na incidência de erros e disposição para enfrentar os desafios propostos também são outros benefícios alcançados, na medida em que a equipe passa a se comprometer mais com a qualidade do serviço.

 

Então, se você quer aumentar o engajamento no seu posto, fique atento a estas 3 dicas que separamos:

 

Objetivos e transparência

Apresente à sua equipe quais objetivos deseja alcançar e o que espera de cada um deles. Isso ajudará a criar valor a esta relação, pois uma comunicação aberta, honesta e frequente resultará em um colaborador mais comprometido.

 

Escute, reconheça e valorize

Escute as necessidades do seu colaborador para que você perceba quais ajustes são necessários para melhorar as condições de trabalho.

 

Reconheça quando o seu time trabalhar para alcançar tais objetivos, pois isso fará com que ele sinta que faz a diferença no seu negócio.

 

Valorize as pessoas da sua equipe oferecendo autonomia para tomar decisões e atribuições de tarefas. Isso permitirá a realização pessoal e oportunidades de crescer na carreira.

 

Treinamentos e Cursos

Ofereça chances de evolução profissional por meio de sua capacitação. Quando o colaborador nota que sua carreira está sendo tratada com dedicação, ele ganha confiança e entusiasmo para produzir resultados.

 

Se você faz parte do grupo que identifica a falta de engajamento como maior dificuldade na gestão, siga essas dicas e nos conte o que achou!

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