Blog

Um bom programa de Relacionamento para postos de serviços tem se tornado uma das melhores estratégias de fidelização dos clientes.

Conheça as vantagens de adotar um Programa de Relacionamento para o seu posto de serviços

P raticar o relacionamento pessoal tem se tornado uma das melhores estratégias de fidelização dos clientes. Mas, será que isso também funciona nos postos de serviços? A resposta é um sonoro sim, afinal, esse tipo de estabelecimento, assim como uma farmácia ou um supermercado, também é um comércio. Veja o caso da rede de postos Ipiranga, que por meio do seu programa “KM de Vantagens” conseguiu construir valor a sua marca e, dessa forma, colocar um item a mais para o cliente pesar na hora de reabastecer o veículo.

 

Lançado em 2009, quando os postos de serviços ainda não apostavam em programas de milhagem como estratégia de fidelização, o KM de Vantagens surpreendeu e conta hoje com 23 milhões de usuários. A sua utilização é gratuita e só é preciso preencher um cadastro no site. Cada vez que o cliente abastece nos postos da rede, ele recebe quilômetros, que podem ser trocados por prêmios, descontos em produtos, compras coletivas e até mesmo milhas aéreas.

 

A ideia deve ser, portanto, a de estimular a relação com os consumidores e oferecer motivos, que vão além do combustível, para que eles retornem ao seu posto. Uma das estratégias mais efetivas é a de criar um programa de relacionamento, como este da Ipiranga, já que conforme ele incentiva o cliente a se relacionar com a marca, a rede de postos, por sua vez, também sai ganhando.

 

Confira abaixo três vantagens que um Programa de Fidelidade traz para a sua empresa:

 

1. Aumenta a taxa de retorno dos clientes

Os programas de fidelização buscam incentivar a preferência constante do cliente por um determinado estabelecimento, serviço ou produto. Por isso é importante que os postos de serviço adotem estratégias para não só atrair novos clientes, como também de criar um relacionamento duradouro com eles. Saber identificar quem são os melhores clientes e desenvolver ações para que eles continuem abastecendo no seu posto fará a diferença para o seu estabelecimento.

 

2. Estimula o consumo

Um estudo realizado em Princeton para monitorar a lealdade do consumidor norte-americano, constatou que o gasto dos consultados aumenta em 46% quando eles efetuam suas compras em empresas que oferecem programas de fidelidade.
 
Com a competição acirrada, investir na lealdade do cliente permite a retenção dele por mais tempo e aumenta a sua participação em potencial de consumo. Ele irá comprar mais sem que seja necessário promover ações agressivas que reduzem o lucro do seu posto de serviços.

 

3. Garantia de resultados

Conhecido como Lei de Pareto, este estudo defende que 20% dos clientes de sua empresa garantem 80% dos resultados financeiros. Ter esse dado em mente ajuda a acelerar as estratégias de desenvolvimento de programas de fidelização. Mas, para que ele de fato seja efetivo, é fundamental que o consumidor enxergue o benefício proposto.
 
Se assim for, o retorno será real e poderá ser comprovado por meio do aumento da frequência de compras e do ticket médio, formação de um banco de dados de clientes e retenção dos melhores.

 

Aqui na Intercamp Sistemas acreditamos que, para reter os clientes atraídos por todas estas estratégias, é preciso gestão de pessoas, para desenvolver os profissionais que fazem parte do atendimento, e de processos, para otimizar as entregas e proporcionar melhorias de produtos e serviços. Por isso, oferecemos aos nossos clientes o melhor em sistemas de gestão de postos de serviços e lojas de conveniência.

 

O seu posto de serviços costuma atrair e reter os clientes? Fale conosco para que possamos te ajudar a ter uma gestão ainda mais focada no seu negócio!

Nenhum comentário

23

Faça um comentário