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Recessão? Confira 10 dicas para tornar a loja de conveniência uma aliada do seu posto de serviços

U m estudo realizado pela CVA Solutions revelou que mesmo diante da recessão econômica, o uso das lojas de conveniência nos postos aumentou em dois pontos percentuais. Esse número sinaliza a importância desse tipo de estabelecimento para a própria rentabilidade dos postos, já que os consumidores das lojas de conveniência acabam utilizando mais os serviços de lavagem e troca de lubrificante.

 

Ainda de acordo com a CVA, o serviço de tais lojas é o terceiro mais procurado em um posto, ficando atrás apenas do abastecimento do veículo e da calibragem dos pneus. Foi-se, portanto, o tempo em que os postos de serviços eram vistos apenas como lugares para abastecer o carro. É preciso agregar valor a eles e as lojas de conveniência podem torná-los mais atrativos, afinal, a venda de produtos é uma excelente oportunidade para quem está em trânsito ou está com pressa e precisa otimizar suas atividades diárias.

 

Dessa forma, quanto mais atrativa for a loja de conveniência, mais vantagens ela poderá oferecer ao posto, sobretudo neste momento de recessão. Assim, para ajudá-lo a valorizar este estabelecimento, separamos dez dicas. Acompanhe.

 

1. Variedade de produtos: de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), as fast-food dentro das lojas de conveniência representam 20% do faturamento;

 

2. Disponibilidade de wi-fi grátis: isso poderá manter o cliente mais tempo no estabelecimento e também atrair aquele que está em trânsito e busca essa vantagem por necessidade;

 

3. Promoções: quem não gosta de uma, não é mesmo? Atualize-as com frequência e veja os resultados para saber quais os produtos mais procurados;

 

4. Treine toda a equipe: a linha de frente de uma loja de conveniência é formada por seus atendentes e, por isso, são os responsáveis pela impressão que o cliente guarda do estabelecimento e o primeiro passo para a fidelização;

 

5. Facilidade em encontrar os produtos: coloque os itens mais consumidos na frente e placas de sinalização se a loja for muito grande ou tiver muitas seções;

 

6. Desenvolva programas de fidelização: cartão fidelidade, brindes, promoções, descontos e serviços diferenciados são essenciais para se manter um passo à frente da concorrência;

 

7. Higiene: de acordo com uma pesquisa encomendada pela Souza Cruz, para os consumidores, a limpeza do local é mais importante que o preço;

 

8. Disponibilidade dos produtos: faça um levantamento dos produtos que vendem mais e os coloque no caminho do consumidor. Também coloque produtos que se complementem um perto do outro (pilhas e lanternas, por exemplo);

 

9. Produtos no caixa: disponibilize produtos de baixo valor agregado perto do caixa, como balas, cigarros e doces. O cliente pode não ter ido comprá-los, mas ao vê-los aí pode pegar algum;

 

10. Software de gestão: a agilidade nas vendas influencia muito no sucesso de uma loja de conveniência. Contar com um sistema de gestão trará, sem dúvidas, diversos benefícios, como processos mais otimizados, controle sobre as vendas e do estoque, velocidade na tomada de decisões, planejamento e visão estratégica, e segurança nas operações.

 

Viu como é possível transformar a loja de conveniência em uma aliada ao seu posto de serviços? Entre em contato com a Intercamp para que possamos apresentar as nossas soluções e agregar mais valor ao seu negócio!

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