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Sequestro de dados em postos de serviços: aprenda como prevenir o Ransomware

Sequestro de dados em postos de serviços: aprenda como se prevenir do Ransomware

Imagine o seguinte cenário: sexta-feira final de expediente, depois de um dia de muito trabalho, toca o telefone do seu posto. Do outro lado da linha a pessoa se identifica como técnico do seu fornecedor de sistemas, dizendo que precisa fazer algumas atualizações. Em meio a uma tarde turbulenta, tudo que eles pedem é o acesso remoto ao seu computador para uma atualização que não deve demorar muito. Você então libera, ele agradece e fim de papo.

 

Ransomware

Segunda de manhã, você chega para trabalhar. Depois de um final de semana de descanso, liga seu computador e, quando tenta entrarno servidor da empresa, nota que não consegue acessar os dados cadastrais dos seus clientes ou o sistema operacional. Você chama um técnico de TI e descobre que o problema é muito maior do que imaginava: seu computador foi invadido por um hackereque instalou um software malicioso (Ransomware). Para recuperá-los, somente pagando.Para piorar (se é que dá para piorar), é nesse momento que você se lembra que não tem backup dos seus arquivos.

 
Parece um pesadelo, não é mesmo? Notícias como essa são cada vez mais comuns nos noticiários. Nos últimos 12 meses houve um aumento de quase seis vezes no número de ataques de Ransomware a empresas, chegando a 158,6 mil – cerca de 42% das companhias eram de pequeno e médio porte (PMEs), 34% das vítimas pagaram resgate e um quinto não foi capaz de recuperar seus dados, mesmo atendendo às demandas dos criminosos.Infelizmente, na Intercamp nós não somos exceção e alguns de nossos clientes têm sido alvo de roubo de dados.

 

Anti-Ransomware

Para se prevenir do ataque, o primeiro passo é utilizar uma solução de segurança tradicional, que vai proteger de todo tipo de vírus. A preocupação com essa prevenção é crescente e empresas do setor de tecnologia têm criado soluções específicas para combater o Ransomware. A KasperskyLab é uma delas, e lançou um software gratuito que ajuda empresas a ampliarem seus níveis de segurança contra ataques, o Anti-Ransomware Tool for Business, que ajuda organizações a identificarem padrões de comportamento típicos dessas ameaças e protegendo o sistema.

 
Além da prevenção, fazer backup dos seus dados é imprescindível para evitar eventuais transtornos. Todos os clientes Intercamp Sistemas têm acesso gratuitamente uma ferramenta de backup e monitoramento do banco de dados chamada FBDataguard (conheça seus benefícios clicando aqui),que funciona em paralelo às suas atuais ferramentas.

 
E o que fazer se você receber uma ligação e estiver em dúvidas sobre a veracidade do contato? Separamos algumas dicas importantes para você seguir.

 

  • Tenha em mãos seu código Intercamp (utilizado como login na área restrita) e questione o técnico, se necessário. Por se tratar de uma informação interna, é uma forma de validar se o técnico realmente é da Intercamp ou de nossas revendas;
  • Em caso de dúvidas sobre a necessidade do atendimento, não hesite em confirmar com o responsável do posto, com a Intercamp ou com nossas revendas;
  • Desconfie de ligações para atualização de versão fora do expediente, geralmente, estas ocorrem até as 17h30, após esse horário apenas com agendamento prévio. Assim como as visitas, que após as 22h são realizadas apenas com agendamento, e o técnico estará devidamente identificado com crachá e uniforme da empresa;
  • Mantenha sempre um backup atualizado de seus dados, seja em nuvem ou em algum componente externo, como HD externo ou Pendrive, assim caso seja necessário, será possível restaurar seus dados.

 
Mesmo que o seu sistema de segurança seja muito eficiente, a prevenção ainda é a melhor saída para se proteger dos ataques. Proteja-se!

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